• Carmen Ferreira

    Enfermeira Obstetra (Portugal)

    Carmen Ferreira é Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica e Consultora Internacional de Lactação (IBCLC).

    Exerceu funções no Hospital de Santa Maria, Hospital Lusíadas Saúde e Hospital CUF Descobertas.

    Autora do “Blogue Bebé Saudável”, inovador na área da saúde materno-infantil, tendo alcançado um enorme sucesso, que depois se seguiu para uma presença ativa nas redes sociais, atualmente com mais de 160mil seguidores no Instagram.

    Tem ainda uma presença ativa em rubricas televisivas, com temas relacionados com a promoção da saúde materno infantil.
    É autora de 3 livros bestseller: “Estamos grávidos! – e agora?”; “Nascemos! – e agora?” e “Vamos ser Pais” – e agora?”

  • Carolina Coimbra

    SaMaNe – Associação Saúde das Mães Negras e Racializadas em Portugal (Portugal)

    Carolina Coimbra, mulher negra, trabalha como doula desde 2019, formada pela Nurturing Birth. 

    Licenciada em Sociologia, e está na fase final de conclusão de mestrado em Sociologia no ISCTE.

    É mãe de um menino de 8 anos e de uma menina de 5. Foi devido ao primeiro parto que se interessou e se tornou uma ativista na área dos direitos da mulher na gravidez e parto e antirracismo. 

    É uma das cofundadoras e atual membro da direção da Associação SaMaNe – Saúde das Mães Negras e Racializadas em Portugal, que surgiu como coletivo em 2020 e se formalizou em 2022.
    Este coletivo surgiu depois do assassinato do George Floyd, em que o movimento antirracista se juntou em Portugal contra a violência que existe nos corpos de pessoas negras e racializadas.

    Em conjunto com outras 4 mulheres realizou um estudo com o objetivo de conhecer a experiência das mulheres negras e racializadas em Portugal na gravidez, parto e pós-parto, entre 2021 e 2023, cujo relatório com os resultados pode ser consultado através do site da organização (https://associacaosamane.org/).

  • Cláudia Costa

    Fisioterapeuta (Portugal)

    Cláudia Costa é Fisioterapeuta desde 2007, com formação em Osteopatia pela ESITEF (2008-2011).
    Iniciou o seu percurso na área da pediatria há 11 anos, sendo pós-graduada em Osteopatia Infantil pela ESSATLA.
    Frequentou diversos cursos de especialização em Osteopatia Pediátrica.

    Desde 2023, encontra-se a frequentar uma formação internacional — Enfoque Meníngeo com Luís Pérez Battle — que explora profundamente o impacto das vivências uterinas e do parto na saúde e desenvolvimento do bebé até à idade adulta, tendo este enfoque influenciado significativamente a sua prática clínica.

    Integra a neurociência com a terapia manual, encontrando respostas e potenciando a eficácia da sua intervenção. Acredita que o bebé é parte integrante de um ambiente que o influencia continuamente, não apenas a nível físico, mas também psicológico e emocional, com a família a desempenhar um papel central em todo o processo terapêutico.

    Criou o conceito do Curso Abordagem Fisiológica do Bebé, que ministra na Master Science Lab, uma entidade formadora de referência nacional, partilhando a sua visão única do bebé com profissionais de fisioterapia e osteopatia.

    É fundadora da Restart, clínica em Vila do Conde onde exerce prática privada exclusiva desde 2014. A pediatria é a sua grande paixão, representando 90% da sua atividade clínica.

  • Cláudia Telles de Freitas

    Consultora, Docente, Investigadora no Setor da Saúde (Portugal)

    Cláudia Telles de Freitas é Formadora e Consultora Sénior no Serviço Nacional de Saúde e no setor da saúde, com um percurso consolidado na transformação de equipas e organizações.
    Professora e oradora convidada em pós-graduações e mestrados em várias universidades portuguesas, partilha o seu conhecimento nas áreas da comunicação, liderança, inovação e humanização em saúde.

    Cláudia atua como curadora de equipas multidisciplinares e acompanha a evolução estratégica de organizações do setor, colaborando com gestores de topo e intermédios na construção de culturas organizacionais mais coesas, humanas e orientadas para resultados.
    É autora e consultora de programas de desenvolvimento de competências, com impacto no SNS e noutras instituições do setor.

    É investigadora convidada na Universidade Católica Portuguesa (UCP) / Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, e na Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP) – MAIEC Lab NursID-CINTESIS e conferencista e speaker motivacional em eventos nacionais e internacionais no setor da saúde.

    CEO da Cláudia Telles de Freitas & Partners, empresa especializada em consultoria para organizações de saúde, é especialista em gestão da reputação e comunicação de crise, protocolo empresarial e storytelling aplicado às organizações. É Executive Coach certificada internacionalmente pelo IICD, Licensed Practitioner em PNL pela Society of Neuro-Linguistic Programming e Analista Comportamental DISC certificada pelo International DISC Institute.

    Cláudia é International Licensed Storyteller pelo McSill Story Studio, com atuação destacada em teambuilding e criação de dinâmicas de equipa. É Vogal da Direção do ESPAÇO T – Associação para o Apoio à Integração Social e Comunitária, exerce voluntariado de competências e é sócia honorária e associada de várias associações portuguesas.

  • Elizabeth Davis

    Midwife (Estados Unidos da América)

    Certified Professional Midwife, Elizabeth Davis é pós graduada em Cuidados Holísticos de Maternidade, educadora, consultora política e especialista em cuidados de saúde holísticos, com mais de 40 anos de experiência e reconhecimento como perita em Midwifery ao nível internacional.

    É internacionalmente ativa na promoção do parto fisiológico e amplamente requisitada pela sua experiência em educação para parteiras e desenvolvimento organizacional. É cofundadora do National Midwifery Institute, instituição acreditada para a formação de parteiras.

    Elizabeth iniciou a sua trajetória no final da década de 1970, quando a prática de direct-entry midwifery era ilegal na maior parte dos EUA. A experiência pessoal entre um parto hospitalar violento e um parto domiciliar transformador despertou nela a missão de criar uma infraestrutura organizacional e política que tornasse o parto domiciliar amplamente acessível no país.

    Foi membro fundadora da Midwives Alliance of North America (MANA), aberta a parteiras de todas as formações; do North American Registry of Midwives (NARM), entidade certificadora do título de CPM e da Midwifery Education Accreditation Council (MEAC), organismo responsável pela acreditação de programas de formação de parteiras de entrada direta. Teve um papel ativo na legalização da profissão de parteira na Califórnia e apoiou iniciativas legislativas em vários outros estados.

    Elizabeth atuou durante muitos anos no acompanhamento de partos domiciliares como Midwife.
    Tem como missão principal defender a autonomia da profissão e acredita que o modelo holístico de cuidados é o que melhor serve tanto clientes como profissionais, pela sua integridade e sustentabilidade.

    Continua a lecionar os cursos introdutórios Heart & Hands Midwifery Intensives, além de ministrar palestras e workshops sobre a utilização apropriada de competências de Midwifery ao longo de todo o ciclo de vida feminino em situações de emergência, incluindo intuição e práticas informadas pelo trauma.

    É autora de seis livros, incluindo o manual Heart & Hands: A Midwife’s Guide to Pregnancy and Birth, atualmente na sua quinta edição (2019). https://elizabethdavis.com.

  • Joana Cristela

    Terapeuta de Som e Voz (Portugal)

    Joana Cristela é licenciada em Psicologia Clínica e em Música (especialidade de Canto).
    Paralelamente à carreira como cantora e instrumentista, desenvolveu percurso como musicoterapeuta, terapeuta holística, professora de canto e terapeuta de som. O seu trabalho assenta na integração entre música, psicologia e práticas energéticas, explorando a voz como via de cura e de transformação pessoal.

    Com mais de 20 anos de experiência em ensino vocal, prática musical e musicoterapia, criou a abordagem Sing & Heal, que utiliza a voz como instrumento terapêutico e de autoconhecimento. Este método resulta da fusão entre a sua prática artística, experiência clínica e formações complementares em terapias holísticas e sound healing.

    Tem desenvolvido a sua prática em contextos individuais e de grupo, abrangendo diferentes faixas etárias — de crianças a idosos — em workshops, retiros, palestras e concertos meditativos. O foco central do seu trabalho reside na exploração da voz como manifestação integral do ser, promotora de libertação emocional, regulação psicofisiológica e reconexão com a identidade profunda do indivíduo.

    A sua linha de trabalho centra-se na voz como instrumento de cura e transformação, entendida não apenas como meio de comunicação, mas como ferramenta com impacto direto na saúde mental, emocional e corporal.

  • Kathryn Stagg

    Consultora Internacional Certificada em Lactação e Coach Holística de Sono Infantil (Reino Unido)

    Kathryn Stagg é mãe de quatro rapazes – dois gémeos e dois filhos de nascimentos únicos posteriores – e tem dedicado grande parte da sua vida profissional ao apoio à parentalidade, à amamentação e ao sono infantil.

    Iniciou o seu percurso como voluntária em grupos de apoio à amamentação na região de Harrow, noroeste de Londres (Reino Unido), após formação como apoiante entre pares.
    Motivada por uma paixão crescente pelo apoio à amamentação, formou-se como Conselheira em Aleitamento Materno pela Association of Breastfeeding Mothers e, há seis anos, obteve a certificação como IBCLC – Consultora Internacional em Lactação.

    A experiência pessoal desafiante com o sono do seu quarto filho – um bebé com elevadas necessidades – levou-a a aprofundar os seus conhecimentos, tornando-se Holistic Sleep Coach (nível 6 OCN) sob orientação de Lyndsey Hookway.

    Kathryn destaca-se por oferecer um apoio integrado em amamentação e sono, reconhecendo a estreita relação entre estas áreas no bem-estar familiar.
    Mantém uma prática privada de pequena escala, onde acompanha famílias presencialmente e online, oferecendo apoio em amamentação, sono e parentalidade.

    Paralelamente, continua a exercer música, a sua carreira original, como professora em tempo parcial.
    É autora do livro “Breastfeeding Twins and Triplets: A Guide for Professionals and Parents”, uma referência no apoio à amamentação de gémeos/trigémeos, e encontra-se a preparar um novo livro sobre sono em famílias com gémeos/trigémeos.

  • Manuel Albano

    Vice-Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (Portugal)

    Manuel Albano é Vice-presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) desde 2020 (e entre 2009 e 2011).

    É Licenciado em Serviço Social pelo Instituto de Serviço Social do Porto (1993), e desde 1994, tem desenvolvido trabalho nas áreas da igualdade de género, direitos humanos das mulheres e violência de género.

    Entre 2012 e 2020, foi diretor de serviços da Delegação Norte da CIG.
    É Relator Nacional para o Tráfico de Seres Humanos desde 2008, coordenador do I, II, III e IV Plano Nacional contra o Tráfico de Seres Humanos e Focal Point junto da OSCE para as questões da igualdade de género e do tráfico de seres humanos.

  • Mariana Miller

    Psicóloga: UTERUS® (Portugal)

    Mariana Miller é Psicóloga, formada em Psicologia Clínica e da Saúde pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. É pós-graduada em Terapias Cognitivo-Comportamentais de Terceira Geração, com atividade clínica e científica focada nas perturbações do sono, em especial na insónia.

    Mariana iniciou o seu percurso na área do sono durante o estágio curricular e dissertação de mestrado no Centro de Medicina do Sono do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). Encontra-se na fase final do Doutoramento em Psicologia Clínica, no qual desenvolveu e testou o protocolo ACTCOM-I, uma intervenção psicológica baseada na Terapia da Aceitação e do Compromisso (ACT) e em abordagens de compaixão, adaptada ao tratamento da insónia crónica em adultos.

    É membro da Associação Portuguesa do Sono e da World Sleep Society e autora de várias comunicações e publicações científicas na área do sono.

    A sua prática clínica e investigação partem da premissa de que compreender o sono exige uma visão global da pessoa, considerando a forma como se relaciona consigo própria, com os outros e com o mundo.
    O seu trabalho é orientado pelo propósito de integrar esta compreensão numa intervenção eficaz, individualizada e cientificamente fundamentada.

  • Mário Santos

    Investigador CIES-Iscte, Membro do projeto IPOV (Portugal)

    Mário Santos é enfermeiro e sociólogo, especialista em estudos sociais sobre o nascimento.
    É doutorado em Sociologia, mestre em Saúde, Medicina e Sociedade e licenciado em enfermagem.

    Mário é Investigador Integrado CIES- ISCTE, com interesse particular nos temas relacionados com o parto domiciliar e a violência obstétrica e Professor Convidado na Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa e na ESESFM, onde leciona sobre ciências sociais na saúde.

    Está atualmente a frequentar o Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica.
    Tem divulgado amplamente o seu trabalho em comunicações e publicações científicas, a nível nacional e internacional.

  • Matilde Rocha

    Diretora de Saúde Sexual e Reprodutiva da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (Portugal)

    Matilde Rocha é estudante de Medicina no ICBAS – Universidade do Porto.
    Atualmente, exerce funções como Diretora de Saúde Sexual e Reprodutiva na Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM).

    Tem estado envolvida no desenvolvimento de diversos projetos na área da saúde reprodutiva, incluindo a organização de dois congressos temáticos e a implementação de um projeto de educação em sexualidade junto de escolas.

    Em 2024, representou Portugal como delegada oficial na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, durante a Commission on the Status of Women, e na World Health Summit, em Berlim.

    É membro da Women in Global Health – Comunidade Lusófona, promovendo a igualdade de género na saúde a nível global.

  • Mikaela Övén

    Autora, Coach e Facilitadora em Mindfulness e Parentalidade Consciente (Portugal)

    Mikaela Övén é sueca e vive em Portugal desde 2001 e é mãe de três filhos (21, 17 e 14 anos).

    Estudou Ciências Sociais e Comportamentais na Universidade de Lund (Suécia) e é licenciada em Recursos Humanos com especialização em Desenvolvimento de Competências pela Universidade de Malmö (Suécia).

    É facilitadora certificada pela Family Lab (Suécia) e Instrutora de Mindfulness Certificada (Sverigehälsan, Suécia).
    Practitioner em PNL e Coach certificada, Mikaela tem também formação complementar em Family Communications, Linguagem Ressonante, Comunicação Não Violenta, Competências Relacionais nas Escolas e Neurobiologia do Amor (com Dr. Stephen Porges e Dr.ª Sue Carter).

    Fundadora da Academia de Parentalidade Consciente, é autora de 9 livros sobre parentalidade consciente, mindfulness e desenvolvimento pessoal para adultos e crianças, publicados pela Porto Editora.

    Mikaela é co-anfitriã do primeiro podcast de desenvolvimento pessoal em Portugal, Inspiração Para Uma Vida Mágica, d’O Podcast da Parentalidade Consciente e já teve rubricas sobre parentalidade consciente e mindfulness em programas da rádio M80, no Porto Canal e na SIC.

  • Rodrigo Ayoub 

    Médico Ortomolecular (Portugal)

    Rodrigo Ayoub é Médico, formado pela Universidade do Rio de Janeiro. Tem especialização em Medicina Ortomolecular e Anti-envelhecimento pelo Instituto de Medicina Ortomolecular – IMO – RJ – Prof. Hélion Póvoa.

    Tem mestrado em Medicina Estética pela Universidade das Ilhas Baleares Palma de Maiorca e pós-graduação em Medicina e Cirurgia Cosmética pela Universidade de Barcelona.

    Rodrigo Ayoub tem marcado presença em diversos cursos e congressos e há 25 anos que exerce atividade clínica nesta área em Portugal.

  • Rute Pereira

    Enfermeira Obstetra (Portugal)

    Rute Pereira é Enfermeira Obstetra/Parteira e Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica.

    Trabalha há 10 anos como Enfermeira Obstetra/Parteira na Maternidade do Hospital de Portalegre, integrando o Projeto Maternidade de Proximidade desta unidade de saúde.
    É coautora do Projeto de Vigilância da Gravidez de Baixo Risco e Puerpério, que engloba a vigilância autónoma por Enfermeiro Obstetra/Parteira das grávidas do distrito que apresentam baixo risco de complicações e não têm médico de família.

    Encontra-se atualmente a frequentar o Mestrado em Saúde Materna e Obstétrica na Universidade de Évora, com a tese de mestrado “Vocalização da Mulher na Experiência de Parto”. Publicou, em coautoria com outros investigadores, um artigo científico relacionado com esta temática e encontra-se a desenvolver investigação na área, planeando a publicação de mais artigos.

    É professora convidada na Escola Superior de Saúde de Portalegre – IPP.
    Tem vindo a desenvolver e aprofundar conhecimentos e competências diferenciadas apostando na sua formação contínua, como a Certificação em Assessoria da Lactação (CAL) pela Rede Amamenta, Instrutora de Massagem Infantil (APMI), Formação em Babywearing, entre outras, tendo frequentado o Ciclo Parir em Movimento com Núria Vives e várias formações no âmbito do Programa Nascer Positivo dinamizadas pela UTERUS – Saúde Integrativa da Mulher.

    Acredita profundamente no poder transformador que o Enfermeira Obstetra/Parteira tem na promoção da saúde, da literacia em saúde e de uma vivência plena e consciente da mulher num dos momentos mais impactantes da sua vida. Defende o protagonismo da mulher não apenas no parto, mas em todas as fases que o antecedem e sucedem. Transformar vidas começa com acolher histórias — e é isso que a move todos os dias.

  • Violeta Belhouchat

    Conselheira em Sexologia e Resiliência (França)

    Violeta Belhouchat é franco-chilena, nascida no Chile e residente em França.

    É coordenadora da consulta bilíngue Sexologia e Resiliência, para acompanhamento de mulheres sobreviventes de violação, incesto, submissão química, mutilação genital e outros traumas sexuais. As mulheres procuram-na em consulta para melhorarem a vida íntima, recuperar o prazer sexual e desenvolver a capacidade de viver orgasmos e experiências sexuais satisfatórias em casal.
    Trabalha com temas como a perceção corporal pós-traumática, o imaginário erótico após o trauma, reações físicas de tensão durante a intimidade, aversão sexual, inibição sexual ou hipersexualização com comportamentos de risco, acompanhando mulheres entre os 18 e os 68 anos.

    É autora do livro “Clitoris 4U: Uma Entrevista” (Amazon), reconhecido como o livro com mais ilustrações de clitóris no mundo, dedicado à divulgação científica sobre a sexualidade feminina.

    Realiza conferências, workshops e exposições sobre anatomia clitoridiana, prazer sexual pós-traumático, direitos sexuais e autonomia íntima.


COMISSÃO CIENTÍFICA


  • Inês Tavares

    Psicóloga Clínica, Terapeuta Sexual e Professora Doutora na Universidade Lusófona do Centro Universitário do Porto (Portugal)

    Inês Tavares é Professora Auxiliar na Universidade Lusófona do Porto. Doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, onde obteve também o Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde. É Terapeuta Sexual pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica e Terapeuta de Casal pelo International Centre for Excellence in Emotionally Focused Therapy (ICEEFT). Foi durante vários anos investigadora no Laboratório de Investigação em Sexualidade Humana (SexLab) da Universidade do Porto.

    Realizou o seu pós-doutoramento na Universidade de Dalhousie e na Universidade de British Columbia (Canadá), com um projeto de investigação relacionado com a sexualidade em casais durante a gravidez e o pós-parto. Realiza prática clínica UTERUS – Saúde Integrativa da Mulher (www.uterus.pt).

    Na Psicologia encontrou duas paixões complementares: a investigação, com o objetivo de contribuir para o conhecimento acerca dos processos biopsicossociais envolvidos no bem-estar sexual e relacional de casais, e a prática clínica, que lhe permite intervir com cada pessoa de forma individualizada e comprometida.

  • Joana Faria

    Enfermeira Obstetra na UTERUS – Saúde Integrativa da Mulher (Portugal)

    Joana Faria é Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia. Mãe de 2 meninos, cujos nascimentos foram, por diferentes razões, experiências absolutamente transformadoras.

    Trabalha no serviço de Obstetrícia da ULSGE – Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/ Espinho, desde 2009, e colabora com a UTERUS desde 2013, no acompanhamento de casais durante a gravidez, parto (incluindo parto na água) e pós-parto.

    Tem vindo a complementar os seus conhecimentos e competências técnicas e científicas, com profissionais de renome nacional e internacional, dos quais se destacam Núria Vives, Anna Maria Rossetti, Barbara Harper (Waterbirth International®), Isabel Ferreira e Conceição Santa-Martha.

    Faz parte da Comissão Organizadora e Científica do “Encontro Internacional de Novos Paradigmas no Nascimento – Nascer Positivo®” desde a sua primeira edição.

    Acredita que a gravidez e o parto são, quase sempre, eventos naturais e fisiológicos, que evocam a força e o poder da mulher e da família e que, por isso, devem ser respeitados em toda a sua essência.

  • Mariana Meneses

    Pediatra na UTERUS – Saúde Integrativa da Mulher (Portugal)

    Mariana Meneses é natural da Figueira da Foz mas tem o seu coração em Aveiro, Viseu e Porto.
    A sua paixão pela Pediatria nasceu do desejo de ajudar as crianças a serem felizes. No entanto, rapidamente percebeu que cuidar dos bebés, crianças e adolescentes é também cuidar de toda a família.

    Concluiu o curso de Medicina em 2018 e fez o internato de formação geral na Figueira da Foz em 2019. Em 2020 iniciou o internato de formação específica em Pediatria no Hospital Pedro Hispano, que terminou em 2025.
    Durante esse período esteve um mês em São Tomé e Príncipe a trabalhar no centro de saúde.
    Em 2023 fez a certificação nível I em Parentalidade Consciente. 

    Mariana acredita que compreender o funcionamento único de cada família é crucial para oferecer o melhor atendimento. Diversas áreas da vida da criança influenciam a sua felicidade e saúde, e é essencial considerar cada uma delas. Ao olhar para cada criança ou adolescente no seu contexto biopsicossocial, conseguimos entender todas as vertentes que impactam a sua saúde. Isso permite-nos prevenir e tratar doenças com mais empatia, eficácia e respeito.

    Na UTERUS – Saúde Integrativa da Mulher acompanha e promove a saúde da criança e do adolescente, ajudando pais, família e outros cuidadores a proporcionar uma infância saudável e feliz para as crianças e adolescentes.

  • Paula Clara Santos

    Fisioterapeuta e Professora Doutora na Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto (Portugal)

    Paula Clara Santos é Fisioterapeuta, tem agregação em Fisioterapia e Doutoramento em Atividade Física e Saúde pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto; tem Mestrado em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
    Atualmente exerce funções docentes na Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto, onde leciona na licenciatura em Mestrado e Doutoramento em Fisioterapia.

    Coordena o Mestrado de Fisioterapia e é  Responsável pela opção de Saúde da Mulher e Pavimento Pélvico. 

    É membro do Centro de Investigação em Atividade Física, Saúde e Lazer da Universidade do Porto, colaboradora do Centro de Investigação e Reabilitação do Politécnico do Porto. Faz parte do grupo de trabalho de saúde da mulher e pavimento pélvico da Ordem dos Fisioterapeutas.

    É autora de vários artigos na área da Saúde da Mulher em revistas científicas indexadas, bem como de capítulos de livros. Orientou diversos projetos de doutoramento, licenciatura e mestrado na área da Promoção da Saúde e na Saúde da Mulher.

  • Paula Prata

    Enfermeira Obstetra e Professora Doutora na Escola Superior de Enfermagem do Porto (Portugal)

    Ana Paula Prata é Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, Mestre em Gestão e Economia da Saúde e doutorada em Enfermagem. É autora do trabalho “Construir a Confiança para o Parto: Desenvolvimento e Avaliação de um Programa de Intervenção e Enfermagem”.

    É Professora Coordenadora na Escola Superior de Enfermagem do Porto, coordenando as unidades curriculares Saúde Sexual e Reprodutiva e Pós-parto e Recém-nascido do curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica. É também coordenadora dos cursos de Mestrado em Direção e Chefia de Serviços de Enfermagem e de pós-graduação em Gestão de Serviços de Enfermagem.

    Tem como áreas de interesse a preparação para o parto, a amamentação, o parto natural e economia em saúde.