Nome do Projeto
Consulta de Enfermagem de Puerpério – Apoio ao Aleitamento Materno após Alta Hospitalar
 
Enquadramento do Projeto 
A consulta de enfermagem destina-se a todas as puérperas com internamento conjunto com recém-nascido, com parto realizado no Centro Hospitalar Barreiro-Montijo. A consulta de Enfermagem de Puerpério funciona todos os dias úteis das 8h às 16h e é realizada por um enfermeiro especialista em saúde materna e obstétrica, sendo realizada 48h após a alta hospitalar.
 
Necessidade(s) Identificada(s)
O Centro-Hospitalar Barreiro-Montijo dispõe desde 2008 do cantinho de amamentação no serviço de Obstetrícia, onde recorriam puérperas/família que tinham iniciativa de procurar apoio no aleitamento materno. Em 2012, foi certificado pela primeira vez como Hospital Amigo dos Bebés, sendo recertificado em 2016 na qual foi sugerido como proposta de melhoria o apoio e manutenção do aleitamento materno melhorar a rede de apoio / encaminhamento no pós-parto. Neste sentido eram referenciadas para consulta informal todas as puérperas que manifestavam necessidade de apoio ou situações identificadas pelos profissionais de saúde. De forma a proporcionar um maior apoio, neste momento todas as puérperas/família são agendadas para consulta de enfermagem de puerpério 48h após alta hospitalar.
 
Objectivo(s) e Meta(s)
– Melhorar a rede de apoio e encaminhamento no pós-parto para aumentar a taxa de manutenção do aleitamento materno aos 6 meses de vida.
– Aumentar o grau de satisfação das puérperas.
 
Estratégias de Implementação
– Apresentação do projeto à equipa multidisciplinar
– Apresentação do projeto ao conselho de administração do Centro Hospitalar Barreiro- Montijo, EPE
– Organização da consulta com um enfermeiro especialista em saúde materna e obstétrica onde se pretende observar a mamada, validar ensinos, esclarecer dúvidas, realizar observação física do recém-nascido (se necessário) e observação da relação mãe-filho/família.
– Contacto telefónico para follow up 2 semanas e 6 meses após a consulta de enfermagem de puerpério
 
Indicadores e Métodos de Avaliação
– Taxa de adesão à consulta de enfermagem de puerpério
– Número de consultas de enfermagem de puerpério efectivadas anualmente
– Grau de satisfação do casal com o atendimento de enfermagem na consulta de puerpério
– Taxa de manutenção de aleitamento aos 6 meses de vida.
 
Descrição dos Custos Previstos para a Implementação do Projeto
– Aquisição de material necessário para equipar o espaço da consulta: muda fraldas para observar o recém-nascido; almofada de amamentação; mesa de apoio.
 
O valor do prémio (500€) cobre os custos previstos?
Sim.
 
De que forma o projeto pretende contribuir para um NASCER POSITIVO em Portugal?
Manutenção da taxa de aleitamento materno exclusivo aos 6 meses de vida.