Bárbara Yu Belo

Bárbara Yu Belo

Doula, Instrutora de Fertilidade Natural e Coach Saúde Menstrual (Portugal)

Bárbara é doula há 19 anos. É Educadora Menstrual e de Fertilidade Natural pelo Método Sensiplan, Hormonal Health Coach pelo Institute for Integrative Nutrition e Women’s Hormone Health Coach pelo Institute of Menstrual Health. Tem formação em Naturopatia e como terapeuta de Emotional Freedom Technique (EFT).

Para Bárbara, temas como saúde menstrual e fertilidade natural transcendem áreas de estudo: são experiências vividas, partes integrantes da identidade feminina.

Comprometida com o acompanhamento de mulheres e casais nas suas jornadas pessoais, fundou a Escola de Fertilidade Natural em 2017, onde organiza mentorias e formações destinadas tanto a profissionais da saúde quanto ao público em geral. Através do seu trabalho, pretende empoderar mulheres, ajudando-as a sentir-se mais confiantes nos seus papéis sociais e a alcançar o seu máximo potencial.

Diogo Ayres de Campos

Diogo Ayres de Campos

Ginecologista e Obstetra (Portugal)

Professor Catedrático e Diretor da Clínica Universitária de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Lisboa e Assistente Graduado Sénior do Hospital de Santa Maria.

Foi co-inventor do programa “Omniview-SisPorto” para a análise automatica da cardiotocografia (Speculum, Lisboa, Portugal, 2006), do programa de registos clínicos “Obscare” (Virtualcare, Porto, Portugal) e do simulador obstétrico “Lucina” (CAE Healthcare, Montreal, Canada, 2014).

Tem um h-index de 40, publicou mais de 160 artigos em revistas internacionais indexadas na Medline, editou 2 livros internacionais e apresentou mais de 300 palestras por convite em reuniões científicas internacionais. Foi Editor-chefe fundador da revista Acta Obstétrica e Ginecológica Portuguesa entre 2006-2010, e Editor Associado da revista “ISRN Obstetrics and Gynecology” em 2012-2014.

É o Presidente da “European Association of Perinatal Medicine”, membro do “Executive Board do European Board and College of Obstetrics and Gynecology” e coordena o “European Examination in Obstetrics and Gynecology- evaluation of clinical skills”. Entre 2010 e 2018 integrou o “Safe Motherhood and Newborn Health Committee” da “International Federation of Obstetrics and Gynecology – FIGO”, onde coordenou as “2015 FIGO guidelines on intrapartum fetal monitoring”. Em 2016 participou nos paineis de consenso “Recommendations on antenatal care” e “Intrapartum care” and “Reduction of unnecessary caesarean section” da Organização Mundial de Saúde.

Preside a Federação das Sociedades Portuguesas de Obstetrícia e Ginecologia. Presidiu à “Comissão Nacional para Redução da Taxa de Cesarianas” e à “Comissão de Acompanhamento da Resposta em Urgência de Obstetrícia e Ginecologia/Bloco de Partos”.

É sócio honorário do “Royal College of Obstetricians and Gynecologists” (2022), da “Hellenic Society of Perinatal Medicine” (2022) e da “Romanian Society of Fetal and Neonatal Medicine” (2023).

Mariana Torres

Mariana Torres

Ginecologista e Obstetra (Portugal)

Ginecologista e Obstetra.
Desde cedo desenvolveu interesse pela área da gravidez e parto, tendo feito estágio no Hospital Sofia Feldman, a maior maternidade do Brasil, onde aprofundou o seu conhecimento sobre a fisiologia do parto.

Realizou o curso de Aconselhamento em Aleitamento Materno pela OMS/UNICEF e, para adquirir ferramentas para prestar um melhor apoio emocional às grávidas que acompanha. Fez o curso de Doula pela Nurturing Birth.

Acredita que a literacia em saúde é um dos pilares fundamentais da medicina preventiva, pelo que utiliza as redes sociais e o seu website, para partilhar informação baseada na evidência científica para contribuir para escolhas mais conscientes e que levem a melhores desfechos para todos.

Em Janeiro de 2024 lançou o seu primeiro livro, “O que é que se passa aqui dentro?”, um guia da preconceção ao pós-parto, que tem como objetivo combater medos e dúvidas com vista a uma experiência de maternidade mais leve e feliz.

Patrícia Souto

Patrícia Souto

Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica (Portugal)

Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica e Mestre em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, desde 2014.
Frequenta o Doutoramento em Enfermagem na Universidade Católica Portuguesa. O objetivo da sua investigação é desenvolver um programa de intervenção para mulheres grávidas com medo do parto.

É autora de artigos científicos publicados internacionalmente.
Desde 2011, é assistente convidada na Escola Superior de Enfermagem do Porto.

Tem somado anos de experiência profissional na, atualmente designada, ULS Póvoa de Varzim/Vila do Conde.

Recentemente, tornou-se sócia fundadora da Birthland, cujo objetivo é providenciar informação e apoio na área da gravidez, do trabalho de parto, do pós-parto, da amamentação e da parentalidade. Uma das maiores forças deste projeto prende-se com a necessidade de ajudar mulheres e famílias a fazerem escolhas voltadas para uma sociedade mais próspera.

Defende uma prática baseada na evidência, na gentileza e no respeito pelos direitos humanos fundamentais. Acredita que a forma como tratamos as mulheres durante a gravidez, o parto e o pós-parto e os cuidados de saúde disponibilizados pelas instituições refletem a forma como as valorizamos na sociedade.


COMISSÃO CIENTÍFICA


Nothing found.