FORMADORA: Olga Gouni

DATA: 22 de Março de 2019
HORA: 14h30-16h30
 

A civilização começa no útero e está intimamente associada à maneira como fomos concebidos, gerados, nascidos e nutridos durante essas fases iniciais da nossa experiência.

Tem crescido o conhecimento sobre a conexão entre o que experimentamos durante a gestação, a forma como nascemos e quem somos depois do nascimento. A vida pré-natal é importante! Uma concepção natural bem-vinda, um evento indesejado, traumático ou uma experiência pré-natal originada numa fertilização in-vitro são fatores influenciadores da nossa forma de ser.

Os investigadores que se dedicam ao estudo do cérebro podem agora confirmar o que muitos psicólogos e psicoterapeutas pré-natais há muito tempo testemunham nas suas práticas clínicas: memórias emocionais são codificadas e enraizadas nos circuitos do cérebro do bebé.

O programa de intervenção apresentado neste workshop é inovador. Baseia-se no trabalho de pioneiros e investigadores, num contexto interdisciplinar, que culmina numa síntese de atividades eficaz, essencial e prática, para a partilha e acompanhamento de casais que percorrem o caminho da parentalidade. Será também uma fonte de inspiração para, com criatividade e através da arte, desenvolver outros programas semelhantes.

 
OBJETIVOS
1. Apresentar e refletir sobre a ligação entre a experiência pré e perinatal e a qualidade de vida e saúde do indivíduo após o nascimento.
2. Apresentar sugestões de apoio para a maturação psico-mental e sensorial de recém-nascidos e bebés não nascidos, promovendo o desenvolvimento de um cérebro saudável, que lhe permita assumir perspectivas positivas sobre a vida e estabelecer vínculos seguros, com todos os benefícios subsequentes nas relações de vida e promovendo a cura de eventuais traumas pré e perinatais precoces.
3. Apresentar sugestões de atividades para o desenvolvimento de programas de prevenção primária durante a gravidez, o parto e a primeira infância.
4. Resumir as diretrizes do programa “WELLCOME” de promoção da saúde primordial desde antes da concepção até aos 3 anos e meio de idade.
 
INSCRIÇÕES
Consulte valores e condições de inscrição aqui.